Biografia



Mariana Rios Botelho (Araxá  4 de julho de 1985) é uma atriz cantora e compositora brasileira

Nasceu em Araxá e, após alguns anos, se mudou para Uberaba, onde passou a fazer shows com bandas em bares. Começou a cantar aos sete anos. Participou de festivais de músicas e foi contratada por um estúdio para cantar em inglês. Aos 18 anos, foi para o Rio de Janeiro, onde se formou pela casa de arte das Laranjeiras. Antes de Malhaçao, participou de dois musicais com Oswaldo Montenegro: Tipos e Aldeia dos ventos. Participou de três DVDs seus. Também esteve na banda Lois Lane.
Em 2007 entrou na série Malhação como "Yasmin", uma menina que tem os pais ausentes e que tentam compensar isso com presentes caros. Na série, a atriz pôde usar também seu talento de cantora quando foi criado o grupo Faniquito. Também ficou conhecida por seus bordões como Jesus apaga a luz!, passa na praça, chuta que é macumba, para o mundo que eu quero descer, fubazada!, estrupício!, não me mata com a faca da cozinha!, me amarrota que eu tô passada!, Nossa Senhora da bicicletinha, dai-me equilíbrio!, minha Nossa Senhora do pão doce!, será que grudei chiclete na cruz de Cristo?, passa amanhã e deixa um bilhete, bateu com a cabeça na quina da esquina?,tô bege, tô bege… Tô roxa!, não coloca o meu coração na máquina de moer!, entre outros criados por Rafaela, amiga pessoal de Mariana Rios. Com o sucesso de "Yasmin", Mariana foi capa da edição de agosto de 2008 da revista Capricho (número 1.051).


A atriz foi vencedora do prêmio Melhores do ano 2008 do Domingão do Faustão, na categoria atriz revelação. Em setembro de 2009, lançou seu primeiro disco-solo, lançado pela Som Livre e pela gravadora LGK Music. O CD tem canções inéditas. O CD agora está sendo distribuído pela Sony Music que comprou a LGK. Em 2010, gravou participação no DVD de 25 anos do Exaltasamba com a canção "Viver Sem Ti", que obteve êxito nas paradas de sucesso.

Um comentário: